jusbrasil.com.br
20 de Agosto de 2022

Curadoria Jusbrasil: como ter a chance de dar mais visibilidade ao seu conteúdo?

O que buscamos em um publicação para que ela seja destacada e como isso impacta você que escreve no Jusbrasil. (Última atualização: 21 de junho de 2022).

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 2 anos

O que é a curadoria?

Milhares de publicações são postadas no Jusbrasil a cada mês. A nossa comunidade é um espaço de compartilhamento de conteúdo inteligente e significativo para as pessoas que utilizam o Jusbrasil como fonte de informação jurídica. Além de analisar se seguem nossas Regras de Publicação, um dos nossos objetivos é destacar conteúdos que estruturam e organizam a informação jurídica com profundidade e qualidade.

A curadoria é o destaque atribuído a uma publicação no Jusbrasil pelos seus bons atributos.

Fazemos isso com um time de moderadores responsáveis por analisar todas as publicações envidadas para disponibilização na Comunidade. O que a curadoria busca e o que isso significa para as pessoas autoras? Isso é o que vamos te explicar a seguir.

O que significa ser curado?

Uma publicação curada pelo time pode conseguir mais visibilidade porque:

  • Pode ser escolhida para fazer parte da nossa Newsletter;
  • Pode aparecer no nosso feed em posição de destaque;
  • Pode ser divulgada nas nossas redes sociais.

É importante esclarecer que se o seu conteúdo não recebeu esse destaque, isso não significa que ele não será lido. Ele continuará disponível no seu perfil no Jusbrasil, sendo encontrado pelas pessoas que seguem os tópicos inseridos nele, pela busca interna do Jusbrasil e por outros mecanismos de busca, como o Google. Além disso, você pode compartilhar o link do seu conteúdo em outras plataformas para divulgá-lo.

O que a curadoria busca em uma publicação?

Na curadoria, valorizamos conteúdos jurídicos bem escritos, úteis, atuais e que demonstrem profundidade, relevância e confiança. Ou seja, destacamos textos de qualidade notória que possuem conteúdo de alto valor.

Aqui estão elementos que o nosso time considera ao avaliar uma publicação durante a curadoria:

  • A publicação segue um alto padrão? Ela é bem escrita, completa, possui ideias bem desenvolvidas, está livre de erros ortográficos? Possui uma abordagem interessante e atrativa? Demonstra bom nível de pesquisa?
  • A experiência de leitura é agradável para internet? Existe uma chamada clara e relevante para se entender o que o texto trata? A publicação é bem formatada com as ferramentas do editor (citação, separação em seções, listas, ect)?
  • As imagens usadas são apropriadas? São relevantes e apropriadas ao conteúdo da publicação? As imagens estão em tamanho otimizado e adequado? Elas observam os direitos autorais? Criadores devem ter autorização de uso para imagens utilizadas. Recursos como Nappy, Pexels, Pixabay, Unsplash, e o Gender Spectrum Collection são fontes de imagens licenciadas pela Creative Commons. Lembre-se de indicar a fonte da imagem. Imagens originais são bem-vindas.
  • A publicação é escrita pensando no público? Quem escreveu sabia quais eram as pessoas interessadas no assunto? Houve uma preocupação em construir um texto que fosse de fácil conexão com esse público? Os tópicos inseridos são relevantes e pertinentes ao texto?
  • A publicação é fundamentada para ter relevância no processo de entendimento ou de construção de um argumento? Cita jurisprudência, doutrina, legislação e outras fontes jurídicas durante o texto? Ela menciona as referências que serviram de base na apresentação de fatos (acontecimentos históricos, comportamentos de terceiros, dados, etc)?
  • A publicação agrega valor para o leitor? Enriquece as pessoas com o entendimento do assunto? Ao terminar de ler, é um tempo bem gasto? Há novas ideias, novas perspectivas? O tema é atual? Ainda que seja uma temática familiar, desperta emoções, insights e novas visões significativas?
  • A publicação não possui links em excesso? Os links de contato estão concentrados ao final do texto? O marketing jurídico não é proibido no Jusbrasil, porém o conteúdo jurídico relevante deve ser priorizado.
  • A publicação é honesta? Ela demonstra boa-fé e confiança?

Portanto, caso deseje ter seu conteúdo curado, certifique-se que você observa essas orientações de boas práticas. No entanto, é importante compreender que seguir essas instruções não garante a seleção pela curadoria, pois o time de moderação faz uma análise individual de cada texto considerando as demais publicações e os valores buscados naquele momento na Comunidade.

Além disso, é importante compreender que os conteúdos destacados não refletem opiniões emitidas pelo Jusbrasil nem recebem seu endosso e continuam sendo de responsabilidade das pessoas autoras.

Quer aprender mais?

Para encontrar dicas sobre como alcançar um padrão de excelência em suas publicações, siga o perfil Comunidade Jusbrasil.

Confira também:

Boas práticas para produção de conteúdo jurídico

Regras de Publicação

Política de Respeito de Gentileza


Equipe Jusbrasil.

Informações relacionadas

Jusbrasil, Advogado
Artigoshá 9 anos

Regras de Publicação da Comunidade Jusbrasil

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Os artigos informativos mais consumidos do Jusbrasil usam esses recursos

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Muitas "curtidas" e comentários garantem vaga na Newsletter Jusbrasil?

Jusbrasil, Advogado
Artigoshá 8 anos

Enviar artigos, notícias ou modelos: como publicar no Jusbrasil?

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 3 meses

A publicação de artigos e notícias no Jusbrasil mudou - saiba como!

18 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gostei Jusbrasil!

Vejo muitas pessoas reclamando que seus artigos não saem na news, mas quando vou ler o artigo dá até sono ou então não tem pé nem cabeça, o público alvo não vai querer ler.

As pessoas que estão chegando precisam entender urgentemente: AQUI É UMA COMUNIDADE! Isso significa que não é só publicar e não aparecer mais como muitos por aqui fazem.

Se você quer relevância, seja relevante! Comente, faça amizades, esteja presente. Não é só aparecer no dia da postagem e esquecer que o jus existe no resto dos dias. Vejo muitos artigos bons passando batido por conta disso. continuar lendo

Realmente, a seleção é feita de forma muito seletiva, e agradeço por isso! Vocês são uma fonte de inspiração! Parabéns! continuar lendo

Sou extremamente grata e feliz em fazer parte dessa Comunidade!!

Aprendo muito aqui. Com toda certeza, a equipe é bem criteriosa. Dessa forma, gera credibilidade nos nossos artigos publicados.

É tão prazeroso redigir um artigo e ler um artigo de um amigo aqui da Comunidade, que por sinal além de ler ótimos artigos e ter a satisfação de nossos artigos publicados em um site que tem um nível altíssimo de visualizações, é um ótimo lugar para fazer amizades pessoais e profissionais!! :) continuar lendo

Começar a postar aqui no Jusbrasil foi uma das melhores escolhas que já tomei. Está sendo importante para meu crescimento profissional, porque antes de fazer cada postagem, estudo o assunto como se estivesse me preparando para trabalhar numa petição ou fazer uma prova.

Além disso, contar com o feedback de outros advogados e estudantes é muito bom. Cada crítica, comentário ou dica é muito bem vinda. Mas ainda melhor é saber que estou levando conhecimento para pessoas que não são da área, mas que tentam entender o funcionamento ou resolver um problema prática do dia a dia.

Só tenho a agradecer a todos vocês, que criam um ambiente adequado e estável para que possamos produzir conteúdo certos de que haverá alguém para ler. continuar lendo

Que depoimento lindo! Muito obrigada por fazer parte, Gabriel!
Conte com a gente! continuar lendo