jusbrasil.com.br
31 de Maio de 2020

Dicas de imagem e de edição para seus artigos jurídicos

Como aproveitar sites e ferramentas gratuitas de imagens para atrair e dar um toque pessoal no seu conteúdo.

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 9 dias

Bom dia, pessoas! Como estão? Natália por aqui. Não sei na cidade de vocês, mas aqui em Salvador está um friozinho e uma chuva de doer o coração quente de soteropolitano.

Hoje vou falar de uma coisa super importante, que muita gente já sabe (muitas outras não!), sobre imagens para conteúdos jurídicos. Se você está publicando um conteúdo jurídico na internet e quer ser visto pelo máximo de pessoas possível dentro do seu público, adicionar imagem é imprescindível.

Abordarei:

  1. Dimensões das imagens

  2. Onde encontrar imagens gratuitas

  3. Como editar uma imagem para colocar seu logo, nome, etc

Adicionar imagem ao seu texto te ajuda a atrair o clique dos leitores e a fazê-los correlacionar o tema com a imagem, tornando tudo mais fluido.

Agora, lembre-se de caprichar também no seu artigo para não frustrar o leitor.

Dimensões de imagem para textos no Jusbrasil

Essa é uma dúvida comum por aqui. Para que a imagem não fique pequena, com qualidade ruim ou grande demais, é interessante que você utilize imagens mais ou menos de 1200 por 628 pixels. Se você abrir o Paint no canto inferior direito verá essa informação.

Mas calma, não precisa ser o número exato. Você pode fazer um teste na publicação e ver se a imagem está cobrindo a largura do corpo do texto, se a altura é adequada e se a imagem não tem qualidade ruim. Evite imagens com muita altura, para que não haja um espaço muito grande entre o título e o começo do texto.

Bancos de imagens gratuitas

Fotos e imagens são tiradas ou feitas por alguém e você precisa prestar atenção a direitos autorais. Entretanto, existem bancos de imagens gratuitas onde os autores permitem uso e modificação das mesmas.

Alguns sites que utilizamos para isso:

Basta pesquisar um termo que se relacione, ver a listagem de imagens, clicar na que mais chama sua atenção e baixar. Lembre-se que a pesquisa não precisa ser literal.

No caso de imagens gratuitas, se você quiser agradecer e contribuir com a divulgação do trabalho da pessoa você pode citar ao final do texto como fonte.

Personalizando imagens com o logo do seu escritório

Utilizo um site chamado Canva para criar alguns designs personalizados, e não é necessário ser expert para usá-lo. O Canva tem uma parte paga para quem o utiliza profissionalmente, mas também tem uma parte gratuita suficiente para que você possa aproveitar. Vamos de mão na massa.

Primeiro, vá ao site do Canva e crie uma conta. Se aparecer uma mensagem de plano pago, feche. Entrando na sua conta, clique para criar um design e depois em dimensões personalizadas:

Adicione as dimensões para posts no Jus (1200x628):

Na tela em branco do seu design, no canto esquerdo, desça até achar a opção de uploads e arraste/carregue a imagem escolhida do site de imagens que você fez download:

Fiz upload de uma imagem, cliquei nela para que ela apareça na tela em branco, e agora posso personalizar:

As opções de personalização ficam no canto esquerdo e na barra branca em cima do design. Te encorajo a descobrir as funcionalidades!


O que vocês gostariam de saber do Jus ou aprender como autores? Deixem nos comentários!

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Canvas é ótimo!! Você aconselha um design específico ou de qualquer forma tem que fazer o recorte da imagem para ficar na dimensão correta? continuar lendo

Nossa, está ai um artigo que eu estava esperando! Já passei horas editando uma imagem pra ela ficar boa no jusbrasil. Obrigado!! continuar lendo

Canva, meu preferido! haha
Ótimas dicas Natália! continuar lendo