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31 de Maio de 2020

O passo-a-passo para medir "sucesso" de publicações no Jusbrasil e outros lugares

Número de visualizações, recomendações ou comentários: alguma dessas métricas me diz que tive sucesso?

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 13 dias


Bom dia, Comunidade, tudo bem? Aqui quem fala é Matheus Galvão, Gerente da Comunidade Jusbrasil.

Hoje a nossa conversa vai ser sobre "sucesso". Sim, mas antes eu gostaria de revisitar e desmistificar o que seja sucesso.

O que é sucesso?

Antes, vamos para algumas definições do dicionário:

  1. aquilo que sucede; acontecimento, fato, ocorrência.
  2. qualquer resultado de um negócio, de um empreendimento.
  3. bom resultado; êxito, triunfo.

As duas últimas definições deixam claro que sucesso é êxito e triunfo, isso é o mais óbvio.

Mas quem define o que é êxito ou triunfo?

A resposta é curta: você.

Definir sucesso não é tão fácil como parece e pode ser frustrante.

Por exemplo, muita gente que escreve no Jusbrasil pública um texto que alcança milhares de visualizações.

A partir daí, toma esse número absoluto como indicador de sucesso e se empolga a publicar mais e mais. Mas, estranhamente, aquele "sucesso" não se repete.

Por que isso acontece?

Porque você não estabeleceu objetivos, metas e ações com clareza. São eles que vão te ensinar a aprimorar o seu conteúdo na direção do sucesso que você espera.

É preciso adiantar que sucesso é o seu objetivo:

O que você quer alcançar quando começa um projeto?

Você quer alcançar potenciais clientes? Quer criar uma comunidade fiel de seguidores? Quer que mais pessoas conheçam a sua atuação profissional? Quer ser notado por alguém ou alguma instituição específica?

Em resumo: quem define sucesso é você. Ninguém pode fazer isso no seu lugar. E você não pode esperar que outras pessoas lhe digam o que é sucesso e o que fazer para chegar lá.

É por isso que número de visualização é um indicador pobre, que nem sempre vai dizer se você está alcançando seu objetivo.

Mas qual a diferença entre indicadores, metas e ações?

Definindo um objetivo

Já falamos que sucesso é o seu objetivo, certo? Então vamos considerar um objetivo hipotético:

"Eu quero ser reconhecido como uma autoridade na minha área".

Note que o objetivo é bastante aspiracional e mais abstrato. Ou seja, você quer algo que te motive bastante e que seja uma ideia forte e relevante para você.

Mas isso por si só não garante o sucesso e nem responde a uma pergunta essencial para você evoluir na direção de seus objetivos:

Como vou saber que alcancei o meu objetivo?

Definindo indicadores

É para isso que servem os indicadores. Ele responde a essa pergunta. Ele é a sua meta. A meta, diferente do objetivo, é mais concreta e observável pelo indicador.

Vamos considerar o nosso objetivo hipotético lá de cima.

"Eu quero ser reconhecido como uma autoridade na minha área".

O que poderia me dizer que eu alcancei esse objetivo?

Vamos a mais exemplos, dessa vez de indicadores possíveis:

  • Eu quero que 50% dos textos que publiquei estejam posicionados entre os 5 primeiros resultados do Google para a palavras-chaves relacionadas a minha área de atuação, até dezembro.
  • Eu quero receber uma média de 500 visitas/mês no meu perfil do Jusbrasil, entre junho-dezembro.
  • Eu quero alcançar 1.000 seguidores no meu perfil do Jusbrasil até o final de 2020.
  • Eu quero receber uma média de 1.000 visitas nos meus artigos considerando o período de junho-dezembro de 2020.
  • Eu quero ter uma média de 100 recomendações/visualização em minhas publicações no período de junho a dezembro de 2020.
  • Quero receber pelo menos 30 contatos por email vindos do Jusbrasil no período de junho-dezembro de 2020.

Notaram que a definição pode ser bem diferenciada? Quem define sucesso é você.

Isso que estou falando não é novidade. Esse método é conhecido como OKR - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chaves).

Esse método é usado pelo Google e muitas outras empresas - inclusive o Jusbrasil - para definir objetivos de negócio. Mas eles servem para qualquer coisa.

Ele foi criado por Andrew Grove, CEO da Intel na década de 90 e é atemporal. Ele te dá foco pra tocar um projeto.

É muito importante delimitar o período (prazo) para o qual você está definindo suas metas, pois ele vai te dar mais assertividade na hora de definir e analisar as métricas.

Vamos falar de métricas também, mas antes vamos entender como definir ações.

Definindo ações

A melhor parte dos OKRs é que você aprende com eles o tempo todo.

Metas absurdas sem indicadores e sem prazo (como é o caso da ilusão de sucesso com número de visualizações) gera frustração.

Você não consegue identificar o que deu certo (ou errado) e fica tentando advinhar padrões no escuro.

Vamos considerar os indicadores (key-results) definidos, novamente.

  • Eu quero que 50% dos textos que publiquei estejam posicionados entre os 5 primeiros resultados do Google para a palavras-chaves relacionadas a minha área de atuação.
  • Eu quero receber uma média de 500 visitas/mês no meu perfil do Jusbrasil.
  • Eu quero alcançar 1.000 seguidores no meu perfil do Jusbrasil até o final de 2020.
  • Eu quero receber uma média de 1.000 visitas nos meus artigos considerando o período de junho-dezembro de 2020.
  • Eu quero ter uma média de 100 recomendações/visualização em minhas publicações no período de junho a dezembro de 2020.
  • Quero receber pelo menos 30 contatos por email vindos do Jusbrasil no período de junho-dezembro de 2020.

Para definir ações, a resposta que você deve responder é um tanto óbvia:

O que posso fazer para atingir as metas que defini?

A partir daí é só definir um plano de ação.

Por exemplo:

  • Montar um planejamento e pautas de conteúdo para o período de junho-dezembro de 2020.
  • Certificar-me de aplicar boas práticas de escrita web (Copywriting) e SEO sempre que escrever um texto.
  • Criar um email exclusivo para usar nas minhas interações no Jusbrasil.
  • Definir as palavras-chaves para as quais quero ranquear bem no Google e acompanhá-las periodicamente.
  • Criar uma planilha ou um quadro de métricas para documentar e acompanhar, semanal e mensalmente, meus indicadores.

O céu é o limite. O importante é que você entenda e documente o seu processo de criação e trabalho e possa incrementar melhorias e entender se elas tiveram impacto.

Você deve ser científico e poder replicar boas práticas e evitar os maus.

Não adianta dar tiros no escuro escrevendo sem método e sem objetivos.

Note que se o seu objetivo é ter muitas visualizações pura e simplesmente isso não te diz muita coisa. E se de repente você não tiver muitas visualizações em um texto no mesmo dia, desiste de publicar edescobre que, cinco meses depois ele ranqueou bem e está com 50 mil visualizações?

Isso acontece com uma certa frequência. Muitos autores abandonam o Jusbrasil e sequer percebem que seus textos estão ranqueando bem porque queriam sucesso imediato e instantâneo. Estão focados em visualizações.

Se essa métrica absoluta for o seu medidor de sucesso, à medida que você for perdendo - ou não atraindo - leitores, vai se frustrar cada vez mais e não saberá como agir.

É por isso que uma pergunta precisa ser respondida...

Métricas são indicadores?

Métricas são dados que estão relacionadas a um evento específico.

Indicadores são métricas acionáveis, isto é, permite relações entre números, deduzir hipóteses de comportamento e, consequentemente, tomada de decisões.

Número de visualização, recomendação, comentários por si só não dizem muita coisa. São números absolutos, são métricas (medida de eventos).

Já a soma das recomendação e comentários dividida pelo total de visualizações diz mais do que a métrica absoluta, por exemplo.

Nesse último caso, estamos entendendo que um texto realmente engajou. Temos uma taxa de engajamento, que me faz tirar algumas possíveis conclusões, depois de analisar o texto e comparar comportamentos.

Conclusão

Quem define sucesso é você, pois apenas você sabe onde quer chegar.

Não se apegue a números absolutos e nem a balas de prata de sucesso.

Quando damos dicas aqui no Jusbrasil, queremos que você aprenda com as boas práticas que analisamos a partir de nossos indicadores, mas você pode e deve ter os seus próprios.

É por isso que você deve usar e abusar de seu Mural de Estatísticas. De novo, não tome esses números absolutos como indicadores, mas use-os para fazer os seus próprios.

>> Como acessar o seu mural de estatísticas?

Lembre-se sempre das três perguntas básicas:

  • Objetivo - O que eu quero para mim ou para meu negócio?
  • Indicadores - O que vai indicar que eu estou chegando lá?
  • Ações - O que eu preciso fazer para alcançar minhas metas?

Um bom dia, uma ótima semana e compartilhe nos comentários suas sugestões de temas e seus objetivos pessoais. Como você está buscando alcançá-los?

14 Comentários

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Excelentes dicas, @galvomatheus!

O artigo que postei no Jusbrasil e que, até hoje, me trouxe o maior retorno financeiro teve 1800 visualizações.

Postei alguns que bombaram, com mais de 50k de visualizações em dois dias, 100 recomendações, mas que me deram apenas dor de cabeça.

Passei a não dar tanta importância para as visualizações como antes. continuar lendo

Exato. Obrigado pelo comentário! continuar lendo

As estatísticas ajudam, mas escrever visando apenas isso não ajuda.

É como advogar, escrever tem que ser aliado ao prazer. Os meus melhores artigos foram aqueles que menos esperava.

As visualizações realmente nem sempre querem dizer retorno. Faça porque gosta e aí existirá retorno positivo. continuar lendo

Exatamente, Alice!

O que é importante é você alinhar expectativas. Se a sua expectativa estiver em você mesmo, isso já é definir sucesso.

Quando a gente escreve pelo prazer é a melhor coisa porque, sem percebermos, definimos várias metas e ações.

Quem pratica por prazer acaba fazendo tudo intuitivamente. A gente lê mais, escreve mais e como a expectativa está em nós (escrevemos o máximo que pudemos sem nos preocupar). Sentir-se bem é a própria meta.

Não queremos visualizações e por isso, quando ela aparece é uma sensação boa. Quando não aparece, não ligamos nem damos tanta importância.

O importante é ter sua própria definição de propósito.

=) continuar lendo

Excelentes insights!

Traçar metas estratégicas é fundamental para alcançar o objetivo almejado! O Jusbrasil é uma ferramenta de excelente auxílio. continuar lendo

Resolvi começar a escrever antes de colar grau para ir "sentindo" a plataforma e tenho colhido bons resultados: 3 artigos com mais de 1100 visitas, vários com mais de 150, enfim, acho que é um trabalho de médio a longo prazo criar autoridade na internet. Colei grau hoje e já tenho um perfil com cerca de 60 artigos e 27 seguidores. Já comecei a escrever meu 1º livro de direito. Nada mal. continuar lendo