jusbrasil.com.br
20 de Agosto de 2022

Meu texto não teve visibilidade. O que fazer?

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 2 anos

Bom dia, pessoal! Natália por aqui.

No artigo de hoje trago algumas dicas do que você pode fazer para melhorar a visibilidade do seu conteúdo logo após a publicação.

Antes de tudo, preciso esclarecer que quem dita a visibilidade do conteúdo é o leitor, e não é possível forçá-lo a gostar de uma publicação. Já escrevi textos que acreditei que teriam uma visibilidade enorme aqui no Jus, entretanto, isso não aconteceu. Inclusive, recomendo a leitura de um texto muito bom do Matheus, sobre “sucesso instantâneo” no Jusbrasil.

Vou dar um exemplo: um artigo acadêmico de qualidade e grande relevância, apesar de não necessariamente ganhar visibilidade imediatamente após a publicação aqui no Jus, tende a crescer em visualizações ao longo do tempo.

O leitor de artigos acadêmicos costuma pesquisar as publicações no seu próprio momento, e não as acompanha com o mesmo comportamento que acompanha notícias.

Fatores para pouca visibilidade após a publicação

Existem alguns fatores que contribuem para que o texto não tenha a visibilidade esperada logo após a publicação:

  • Título genérico (exemplo: “Condomínio”)

  • Linguagem inadequada ao público esperado (escrever em juridiquês pensando em atrair clientes)

  • Tema recorrente abordado de forma não criativa (exemplo: falar de alimentos da mesma forma que outros milhares de advogados já falaram)

  • Pouca aplicação (ou nenhuma) de boas práticas de produção de conteúdo

  • Argumentação jurídica rasa (ou inexistente)

  • Não colocar tópicos

  • Texto muito pequeno

  • Tema fora do timing (escrever sobre algo muito relevante, mas que já passou)

  • Falta de consistência nas publicações (se o público não te conhece ainda, publicar uma vez e sumir não vai te ajudar)

  • Quando noticia: a mesma notícia já foi republicada por alguém

  • Quando modelo: o leitor de modelos, assim como o de artigos acadêmicos, não necessariamente os procura como se fossem notícias

  • Horário de publicação com poucas pessoas online (de noite ou finais de semana)

  • Falta de imagem atrativa

  • Texto de opinião inflamada e mais política do que jurídico

Muitos artigos recaem nesses pontos. Entretanto, não é complicado adequar seu conteúdo, pois é possível editá-lo mesmo após a publicação.

Se você ainda não nos segue, recomendo que acompanhe o perfil da Comunidade Jusbrasil. Aqui postamos diversas dicas de produção de conteúdo, de marketing de conteúdo jurídico, tiramos dúvidas, anunciamos eventos, entre outros.

A exemplo, escrevemos um guia completo de publicação no Jusbrasil, com o básico de dicas práticas que os autores podem seguir.

Se quiser falar diretamente com alguém do time, manda uma mensagem para mim ou para a Juliana.

Segui as boas práticas. O que fazer depois de publicar?

Se você seguiu todas as boas práticas e ainda assim não obteve a visibilidade desejada, tem algo bem importante que você pode fazer:

>> Compartilhe o link da sua publicação com a sua rede de contatos:

  • Whatsapp

  • Instagram

  • Facebook

  • LinkedIn

Tenho certeza que você utiliza alguma dessas redes sociais. Quando você alerta a sua rede sobre o novo conteúdo, as chances de crescer sua visibilidade são maiores, por motivos óbvios. Mas se atente: verifique o público de cada rede para saber se faz sentido um compartilhamento por lá.

Se o texto for para leigos, compartilhe no Facebook e mande no Whatsapp para esse público. Se for algo mais para juristas, compartilhe no LinkedIn. No Instagram depende de qual público você tem no perfil!


O que vocês gostariam de saber do Jus ou aprender como autores? Deixem nos comentários!

Informações relacionadas

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Os artigos informativos mais consumidos do Jusbrasil usam esses recursos

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Muitas "curtidas" e comentários garantem vaga na Newsletter Jusbrasil?

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Curadoria Jusbrasil: como ter a chance de dar mais visibilidade ao seu conteúdo?

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Você vai conseguir prender seu leitor se fizer uma simples coisa

Comunidade Jusbrasil
Notíciashá 2 anos

Conheça os 5 participantes de um dos painéis do Evento Online da Comunidade

15 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Criatividade também é uma boa.

Tenho visto um pessoal que está copiando formas dos títulos ou do próprio texto de outra pessoa.
Muitos acham que isso é "se inspirar", só que eu mesma prefiro seguir alguém que é original e não que prefere ir no embalo do outro.
Primeiro se coloque no lugar do leitor e aí sim monte sua linha editorial. continuar lendo

Como sempre, excelente "pitaco" rsrsr.
Bom final de semana para ti, Dra. Alice....

Obs.: para a autora do texto:
Eu me encaixei "Texto de opinião inflamada e mais política do que jurídico" ; e creio que quando a @nataliafoliveira falou político ela abrangeu tudo (inclusive a minha política em defesa dos Direitos Humanos), já que sobre POLÍTICA EM SI, a minha discussão é zero...., nunca vou ter partido, nem político de estimação para ficar "inflamando" nada sobre eles; mas como de HUMANOS estamos fragilizados daí fica difícil ler os textos que tem como fim falar sobre a DUDH e Anistia Internacional.

Abraço a todos e bom final de semana continuar lendo

Oi, Elane! @diariodeconteudojuridico

Direitos humanos são assuntos jurídicos e são extremamente importantes de se abordar, ainda bem que temos pessoas para escreverem sobre, argumentando e mostrando as decisões jurídicas, leis (nacionais e internacionais) que envolvem o assunto.

O que não pode ocorrer são textos puramente partidários e políticos sem argumentação jurídica, foi isso ao que me referi.

Obrigada por informar as pessoas! continuar lendo

Concordo! Tem vezes que abro a aba de notícias ou até mesmo artigos e não passo da terceira porque são publicações não proveitosas. Faz pouco tempo que comecei a usar aqui e meu planejamento é com uma meta a longo prazo, ou seja, não busco o consumo tão imediato, mas com exceções, claro! Ainda não encontrei muitos perfis que me instiguem a seguir. continuar lendo

O erro de nós produtores de conteúdo é de fato não pensarmos no público-alvo. Publiquei três textos aqui no Jusbrasil; o primeiro nem tentei aplicar as técnicas básicas de edição de texto porque nem tinha conhecimento sobre elas, e consequentemente meu texto teve pouquíssima visibilidade; no segundo texto tentei aplicar as dicas ensinadas pela equipe do Jusbrasil, mas ainda não obtive êxito; no terceiro e último texto (por enquanto) parece que acertei e consegui mais visibilidade e engajamento. Agradeço muitíssimo pelas dicas dadas por vocês e espero que outros produtores de conteúdo possam assimilar e colocar em prática esses ensinamentos que me ajudaram e continuam a me ajudar. continuar lendo

Muito bom! 👏🏽👏🏽👏🏽 continuar lendo

Natália, excelentes dicas!! Obrigada. continuar lendo