jusbrasil.com.br
31 de Maio de 2020

Meu texto não teve visibilidade. O que fazer?

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 16 dias

Bom dia, pessoal! Natália por aqui.

No artigo de hoje trago algumas dicas do que você pode fazer para melhorar a visibilidade do seu conteúdo logo após a publicação.

Antes de tudo, preciso esclarecer que quem dita a visibilidade do conteúdo é o leitor, e não é possível forçá-lo a gostar de uma publicação. Já escrevi textos que acreditei que teriam uma visibilidade enorme aqui no Jus, entretanto, isso não aconteceu. Inclusive, recomendo a leitura de um texto muito bom do Matheus, sobre “sucesso instantâneo” no Jusbrasil.

Vou dar um exemplo: um artigo acadêmico de qualidade e grande relevância, apesar de não necessariamente ganhar visibilidade imediatamente após a publicação aqui no Jus, tende a crescer em visualizações ao longo do tempo.

O leitor de artigos acadêmicos costuma pesquisar as publicações no seu próprio momento, e não as acompanha com o mesmo comportamento que acompanha notícias.

Fatores para pouca visibilidade após a publicação

Existem alguns fatores que contribuem para que o texto não tenha a visibilidade esperada logo após a publicação:

  • Título genérico (exemplo: “Condomínio”)

  • Linguagem inadequada ao público esperado (escrever em juridiquês pensando em atrair clientes)

  • Tema recorrente abordado de forma não criativa (exemplo: falar de alimentos da mesma forma que outros milhares de advogados já falaram)

  • Pouca aplicação (ou nenhuma) de boas práticas de produção de conteúdo

  • Argumentação jurídica rasa (ou inexistente)

  • Não colocar tópicos

  • Texto muito pequeno

  • Tema fora do timing (escrever sobre algo muito relevante, mas que já passou)

  • Falta de consistência nas publicações (se o público não te conhece ainda, publicar uma vez e sumir não vai te ajudar)

  • Quando noticia: a mesma notícia já foi republicada por alguém

  • Quando modelo: o leitor de modelos, assim como o de artigos acadêmicos, não necessariamente os procura como se fossem notícias

  • Horário de publicação com poucas pessoas online (de noite ou finais de semana)

  • Falta de imagem atrativa

  • Texto de opinião inflamada e mais política do que jurídico

Muitos artigos recaem nesses pontos. Entretanto, não é complicado adequar seu conteúdo, pois é possível editá-lo mesmo após a publicação.

Se você ainda não nos segue, recomendo que acompanhe o perfil da Comunidade Jusbrasil. Aqui postamos diversas dicas de produção de conteúdo, de marketing de conteúdo jurídico, tiramos dúvidas, anunciamos eventos, entre outros.

A exemplo, escrevemos um guia completo de publicação no Jusbrasil, com o básico de dicas práticas que os autores podem seguir.

Se quiser falar diretamente com alguém do time, manda uma mensagem para mim ou para a Juliana.

Segui as boas práticas. O que fazer depois de publicar?

Se você seguiu todas as boas práticas e ainda assim não obteve a visibilidade desejada, tem algo bem importante que você pode fazer:

>> Compartilhe o link da sua publicação com a sua rede de contatos:

  • Whatsapp

  • Instagram

  • Facebook

  • LinkedIn

Tenho certeza que você utiliza alguma dessas redes sociais. Quando você alerta a sua rede sobre o novo conteúdo, as chances de crescer sua visibilidade são maiores, por motivos óbvios. Mas se atente: verifique o público de cada rede para saber se faz sentido um compartilhamento por lá.

Se o texto for para leigos, compartilhe no Facebook e mande no Whatsapp para esse público. Se for algo mais para juristas, compartilhe no LinkedIn. No Instagram depende de qual público você tem no perfil!


O que vocês gostariam de saber do Jus ou aprender como autores? Deixem nos comentários!

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Criatividade também é uma boa.

Tenho visto um pessoal que está copiando formas dos títulos ou do próprio texto de outra pessoa.
Muitos acham que isso é "se inspirar", só que eu mesma prefiro seguir alguém que é original e não que prefere ir no embalo do outro.
Primeiro se coloque no lugar do leitor e aí sim monte sua linha editorial. continuar lendo

Como sempre, excelente "pitaco" rsrsr.
Bom final de semana para ti, Dra. Alice....

Obs.: para a autora do texto:
Eu me encaixei "Texto de opinião inflamada e mais política do que jurídico" ; e creio que quando a @nataliafoliveira falou político ela abrangeu tudo (inclusive a minha política em defesa dos Direitos Humanos), já que sobre POLÍTICA EM SI, a minha discussão é zero...., nunca vou ter partido, nem político de estimação para ficar "inflamando" nada sobre eles; mas como de HUMANOS estamos fragilizados daí fica difícil ler os textos que tem como fim falar sobre a DUDH e Anistia Internacional.

Abraço a todos e bom final de semana continuar lendo

Oi, Elane! @diariodeconteudojuridico

Direitos humanos são assuntos jurídicos e são extremamente importantes de se abordar, ainda bem que temos pessoas para escreverem sobre, argumentando e mostrando as decisões jurídicas, leis (nacionais e internacionais) que envolvem o assunto.

O que não pode ocorrer são textos puramente partidários e políticos sem argumentação jurídica, foi isso ao que me referi.

Obrigada por informar as pessoas! continuar lendo

Concordo! Tem vezes que abro a aba de notícias ou até mesmo artigos e não passo da terceira porque são publicações não proveitosas. Faz pouco tempo que comecei a usar aqui e meu planejamento é com uma meta a longo prazo, ou seja, não busco o consumo tão imediato, mas com exceções, claro! Ainda não encontrei muitos perfis que me instiguem a seguir. continuar lendo

O erro de nós produtores de conteúdo é de fato não pensarmos no público-alvo. Publiquei três textos aqui no Jusbrasil; o primeiro nem tentei aplicar as técnicas básicas de edição de texto porque nem tinha conhecimento sobre elas, e consequentemente meu texto teve pouquíssima visibilidade; no segundo texto tentei aplicar as dicas ensinadas pela equipe do Jusbrasil, mas ainda não obtive êxito; no terceiro e último texto (por enquanto) parece que acertei e consegui mais visibilidade e engajamento. Agradeço muitíssimo pelas dicas dadas por vocês e espero que outros produtores de conteúdo possam assimilar e colocar em prática esses ensinamentos que me ajudaram e continuam a me ajudar. continuar lendo

Muito bom! 👏🏽👏🏽👏🏽 continuar lendo

Natália, excelentes dicas!! Obrigada. continuar lendo