jusbrasil.com.br
31 de Maio de 2020

Mudança legislativa: publicar novamente, excluir ou atualizar um artigo?

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 23 dias

Bom dia, pessoal! Como estão? Natália por aqui. Hoje falarei brevemente sobre um tema que já me perguntaram, e que também surgiu em nosso Encontro Virtual da Comunidade:

Em tempos de pandemia, decisões legislativas estão mudando muito rapidamente. O que devo fazer com o conteúdo que já publiquei aqui sobre o tema que mudou?

Agora vou compartilhar com o todos da rede o que é mais indicado nessa situação.

Devo excluir o conteúdo?

Não, não exclua seu conteúdo! Se você tem interesse em figurar no Google, saiba que leva algum tempo de experimentação e testes para que o Google defina quais artigos devem ficar na primeira página, e se você deletar de uma vez nem vai ter a chance de ter o seu artigo testado.

A dica primordial aqui é: edite o conteúdo para adequá-lo a mudança legislativa, e deixá-lo atualizado. Algumas pessoas desconhecem, mas é possível editar o seu texto depois de publicá-lo, basta ir na página do mesmo, clicar nos três pontinhos abaixo do subtítulo e clicar em “Editar”. Dê uma olhada na imagem abaixo:

Editando o texto você indica para o Google que se trata de fresh content, como se fosse um conteúdo novo, e em termos de qualidade é muito mais relevante, pois contém um informação atualizada.

Devo republicar atualizado com as mudanças?

Não. Se você só vai fazer pequenos ajustes no texto é muito provável que o Google encare isso como conteúdo duplicado, e geralmente esses conteúdos não são bem visto pelo mecanismo de busca do site.

E se eu quiser abordar um ponto do tema modificado?

Se você for escrever outro texto, com outras palavras, para destrinchar algum ponto específico da mudança, tudo bem. O bom disso é que você aproveita o timing da novidade para criar um novo conteúdo.

Pronto, agora, você já sabe como proceder nessas situações. Se quiser mais dicas de produção de conteúdo é só me mandar uma mensagem ou mandar uma mensagem para a Juliana.


O que vocês gostariam de saber do Jus ou aprender como autores? Deixem nos comentários!

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ótimo esclarecimento, Natália. Muito pertinente! continuar lendo

Excelentes dicas, Natália, parabéns sempre nos ajudando a melhorar. continuar lendo

Ótimo, Natália! Respondeu as minhas dúvidas e de muitos colegas preocupados com a atualização e confiabilidade das informações nesses tempos de reviravoltas legislativas diárias. continuar lendo

Muito bom Natálio, eu estava com essa dúvida. Obrigado pela orientação! continuar lendo