jusbrasil.com.br
20 de Agosto de 2022

6 dicas essenciais para autores iniciantes no Jusbrasil

Atualizado em 06 de dezembro de 2021.

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 2 anos

Bom dia, Comunidade! Aqui quem fala é Juliana. Tudo bem com vocês?

Hoje vim bater um papo rápido com autores que estão começando a publicar na Comunidade. Sabemos o quanto esse início é acompanhado de ansiedade e insegurança pela incerteza de ser notado. Então, algumas dicas são essenciais para amenizar essas sensações e ajudar a começar na Comunidade com o pé direito.

Preencha seu perfil com suas informações

Aqui na Comunidade, o perfil é o seu cartão de visita. Ele é o primeiro lugar que será visitado por leitores que se interessam em suas publicações. Preencha seu perfil com nome, foto, mini bio (campo "Sobre Mim"), número da OAB (se tiver), foto de capa e outras que achar necessária. Você ainda pode conferir mais dicas sobre o seu perfil neste outro artigo.

Direcionamento de linguagem é importante

Pense em quem você quer atingir ao escrever um artigo e guie a linguagem do texto de forma condizente com o público. Um cidadão leigo, por exemplo, dificilmente vai entender uma citação de jurisprudência ou mesmo de um artigo de lei. Se quiser atingir advogados e estudantes de Direito, pode fazer sentido adicionar citações e fontes de estudo.

E em todos os tipos de publicações, não esqueça de adicionar embasamento jurídico para passar credibilidade e enriquecer discussões. Temos mais dicas sobre esse assunto aqui no nosso Guia completo para publicar no Jusbrasil.

Publique um conteúdo por vez

Se você já tem um blog com conteúdos e quer publicá-los na Comunidade, faça um de cada vez, em um ou dois dias da semana. Assim você não dividirá a atenção do seu leitor com vários textos de vez, e pode manter seu público periodicamente dando atenção a uma publicação. Além disso, manter seus leitores interessados pelas próximas publicações provavelmente, os farão seguir seu perfil.

Adicione imagem com boa definição nas publicações

Elas são uma forma excelente de atrair leitores, além de deixar o texto com um design que combina muito bem com a internet. O ideal é adicionar uma imagem para cada publicação, porém se achar necessário, utilize mais de uma. Existem alguns bancos de imagens gratuitas, como o Pixabay e o Unsplash.

Siga as regras de publicação da Comunidade Jusbrasil

Para manter as suas publicações na nossa plataforma, é preciso que elas estejam de acordo com as nossas regras de publicação. São regras simples. Leia para saber o que pode ser publicado na nossa Comunidade e quais os critérios que usamos para reprovar as publicações que não são permitidas.

Seja interativo e participe da Comunidade

Participar de discussões, acompanhar outros usuários e interagir em outras publicações são formas de fazer as pessoas te conhecerem e de apresentar-se à Comunidade. Sempre que puder, participe e interaja.


Se você já pública na Comunidade há um tempo, essas dicas também servem para você. E lembre-se de acolher novos autores, afinal somos e participamos de uma Comunidade!

Informações relacionadas

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Os artigos informativos mais consumidos do Jusbrasil usam esses recursos

A venda de bens pessoais do sócio de empresa executada caracteriza fraude à execução?

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Muitas "curtidas" e comentários garantem vaga na Newsletter Jusbrasil?

Jusbrasil, Advogado
Artigoshá 9 anos

Regras de Publicação da Comunidade Jusbrasil

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Curadoria Jusbrasil: como ter a chance de dar mais visibilidade ao seu conteúdo?

16 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Adorei Juliana!

A dica de não postar todos os artigos de uma vez é ótima! Já vi um dia uns 10 artigos postados da mesma pessoa, eu não sabia o que ler primeiro e ficou confuso. Qualidade é melhor do que quantidade.

Eu acrescentaria seja você mesmo, tem muita gente nova chegando e está acostumado com a linguagem impessoal, vale a pena deixar sua personalidade no artigo. Todo mundo aqui tem uma marca registrada e usar isso é muito poderoso. continuar lendo

Verdade Alice.
Há alguns dias vi uma pessoa que postou quase 20 em um mesmo dia.
Admiro a quantidade de conteúdo que essa pessoa produz, mas são tantos que não li nenhum. Deixa o leitos confuso. continuar lendo

Excelente, Ju.

Uma dica importante é saber com quem a pessoa quer falar. Por exemplo: se for advogado para cliente final, o conteúdo jurídico precisa ser 'traduzido', ou seja, deixar uma linguagem bem didática mesmo, como se fosse uma linguagem falada no cotidiano.

Uma ferramenta que uso pra facilitar é a digitação por voz do Google Docs, daí você vai falando com uma linguagem bem próxima do público e a escrita sai de forma leve. continuar lendo

Maravilhosas as dicas!

Lá no início recebi essas dicas da @nataliafoliveira e me ajudou demais.
Vocês são top! continuar lendo

Ótimas dicas!!!

A questão de colocar imagens é bem relevante! Com imagem o texto fica bem mais leve e é mais uma oportunidade para o autor mostrar qual o objetivo do texto e o leitor saber se seria um conteúdo de seu interesse.

Estava com dificuldade para encontrar imagens. Falei com Natália Oliveira e ela me indicou os sites acima. Usei e achei muito bom!

Obrigado pelas dias, isso nos ajuda muito :) continuar lendo