jusbrasil.com.br
31 de Maio de 2020

Newsletter Jusbrasil: como escolhemos as publicações?

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 2 meses

Bom dia, pessoal! Tudo bem?

Nós, da Comunidade Jusbrasil, recebemos diariamente mensagens de autores querendo entender o que é preciso para que seus textos sejam selecionados para a Newsletter do Jusbrasil.

Sabemos que esse assunto é de grande interesse de vocês, afinal, enviamos nossa Newsletter para aproximadamente 1,2 milhão de pessoas, o que pode agregar no alcance das suas publicações. Por conta disso, resolvemos trazer alguns esclarecimentos.

Primeiro, vamos entender como ela funciona.

Hoje, todos os assinantes recebem a mesma newsletter. Estamos trabalhando para que, num futuro próximo, ela seja personalizada e que os assinantes recebam publicações de acordo com os temas que mais lhes interessam.

Então, é importante saber que os critérios que apresentarei aqui, são os que estamos analisando hoje, e possivelmente podem ser mudados quando a Newsletter for segmentada.

Como montamos a Newsletter?

Geralmente, as publicações selecionadas na Newsletter de um determinado dia foram publicadas no dia anterior. Ou seja, a newsletter que você recebe hoje, contém publicações que foram lançadas ontem na plataforma. Salvo algumas exceções (notícias quentes, por exemplo).

De segunda a sexta, todos os dias pela manhã, nosso sistema usa um algoritmo para nos indicar sugestões de publicações que podem compor a Newsletter. São cerca de 20 conteúdos, selecionados depois de uma análise global das interações nas publicações do site (data de publicação, comentários, recomendações, número de visitas…)

Após esta curadoria automática, um membro do time de Comunidade analisa se cada uma dessas publicações se encaixam nos critérios de seleção, nas regras de publicação e no guia de conduta da comunidade.

Quais os critérios para meu texto ser selecionado para a Newsletter do Jusbrasil?

O ideal é que sua publicação se encaixe no critério automático de interação, tais como curtidas, visitas, rescência e número de recomendações (aqui não adiantam as curtidas manipuladas), mas, também, nos critérios definidos pelo próprio time.

Critérios eletivos

Divulgaremos apenas as publicações que:

  • Abordem um assunto jurídico ou relacionado à advocacia e a direitos e deveres.

  • Não promovam discurso de ódio ou que ofendam grupos em razão de suas características (gênero, cor, etnia, sexualidade, etc.).

  • Respeitem os direitos de propriedade intelectual e de autor.

  • Forem publicados por perfis que possam ser identificados (não sejam fakes).

  • Não contenham erros que impossibilitem a compreensão (gramática, ortografia).

  • Apresentem o conteúdo em sua totalidade, sem redirecionar para links externos.

  • Não contenham banners de publicidade sobre produtos e serviços.

Critérios qualitativos

Quando precisarmos desempatar, daremos preferência às publicações que:

  • Forem publicados por perfis que tenham foto com face visível (em caso de marca, identificáveis) e informações preenchidas no perfil.

  • Sejam mais aprofundados nas análises do conhecimento abordado.

  • Nos casos de reprodução de notícias de outras páginas, elas devem ser acompanhadas de uma análise complementar e autoral.

  • Sejam fundamentadas com links, referências bibliográficas ou fontes verificáveis (onde é possível confirmar a informação).

  • Usem os recursos do editor (hiperlink, negrito, itálico, citação, listas, imagem) para dar uma boa apresentação ao texto.

Além disso, consideramos a trajetória de quem publicou; se possui outros conteúdos no Jusbrasil e participa da Comunidade, interagindo com outros membros e em outras publicações.

E as publicações voltadas a marketing de conteúdo?

Publicações que privilegiam a venda ou oferta de um produto ou serviço em detrimento do conteúdo (com banners e sem conteúdo relevante, por exemplo) não são adicionadas na Newsletter e não estão de acordo com as regras de publicação. Saiba mais sobre elas.

Permitimos a adição de links discretos no final do texto (direcionando para seu site pessoal, por exemplo) desde que acompanhado de conteúdo jurídico relevante, ou seja, com embasamento jurídico. Então não se preocupe, adicionar links discretos ao final da sua publicação não irá excluí-la de compor a Newsletter.

Publicações pela metade, redirecionando para continuar a leitura em sites externos também não vão na Newsletter.

Há interferência na ordem das publicações?

Depois de finalizada a montagem, fazemos um teste que vai definir duas coisas:

  • A primeira publicação (a que vai ser a abertura do e-mail).

  • A ordem global das demais.

Criamos 4 testes com publicações de aberturas diferentes. Essas aberturas são escolhidas entre as 4 publicações que tiveram melhor desempenho. Distribuímos esses testes para uma pequena parcela da base (4% - 1% para cada).

Às 14h, o teste já tem um resultado. Ele sabe qual a publicação vai em primeiro e reordena as demais de acordo com o desempenho global (cliques e interações).

Se você almeja que sua publicação esteja entre as escolhidas na Newsletter, o meu conselho é que continue publicando e obedecendo as regras de publicação.

Escolha temas interessantes, como por exemplo o que as pessoas estão pesquisando no Google sobre os assuntos que você gosta de escrever (o Matheus Galvão deu dicas sobre isso), estruture seu texto de uma maneira objetiva e rica e mantenha uma frequência de publicação. Conteúdos assim são sempre notados.

Caso queira dicas de publicações, pode falar comigo ou com a Natália, estamos sempre de olho nos conteúdos para auxiliar os autores a alcançarem seus objetivos por meio da produção de conteúdo aqui no Jusbrasil.

Abraço!

20 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente! Vamos adotar todas as dicas e aumentar o alcance das nossas publicações. continuar lendo

Excelentes dicas, Juliana.

Inclusive, estou publicando um novo texto agora e farei uma nova revisão para ver se continuo seguindo as regras da comunidade e de ranqueamento na newsletter.

Até logo. continuar lendo

Valeu!
Muito oportuna a postagem!
Tomara que muita gente leia este post, Juliana!
Bom dia! continuar lendo

Que top!
Adorei!
Para mim o grande momento é quando meus textos vão para o newsletter.
Que legal saber como são selecionados.

Vocês são uma equipe top e nos ajuda muito com essa dicas.
Agora vou cuidar ainda mais para que os textos fiquem dentro das normas.

Obrigada pelas dicas. continuar lendo

Nós que agradecemos pelo elogio, Suely! Conte comigo se precisar.
Um abraço! continuar lendo