jusbrasil.com.br
7 de Abril de 2020

[Retrospectiva] Top 10 artigos mais comentados na Comunidade em 2019

Conheça os 10 artigos que mais movimentaram a Comunidade Jusbrasil este ano!

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 4 meses

Em 2019, vivenciamos vários acontecimentos sociais e políticos que geraram discussões e muitos artigos aqui na Comunidade. Além disso, recebemos outros artigos de diferentes formatos que possibilitaram nos deixar ainda mais próximos da missão de conectar pessoas com a justiça.

Separamos os artigos que mais receberam interações aqui na Comunidade esse ano. Você acompanhou todos?

1.O ex-juiz Sérgio Moro cometeu lawfare contra o ex-presidente Lula?

Publicado por Rafael Rocha

Você tem essa resposta? No ápice das notícias sobre o Ministro da Justiça, esse artigo recebeu cerca de 57 mil visualizações e 416 comentários.

2.Advogado, o seu porte de arma acabou de ficar mais fácil de ser conquistado!

Publicado por Rafael Rocha Filho

Você sabe quais foram as mudanças que ocorreram este ano sobre o porte de armas para advogados? O autor publicou o artigo logo após a edição do Decreto 9.785/2019 e rendeu 398 comentários.

3.Fim do exame de ordem: qual o real interesse do governo e da base aliada no enfraquecimento da advocacia?

Publicado por Sanzio Peixoto

O ano acabou (mas o exame de ordem não)! O autor fez uma análise jurídica trazendo alguns dados sobre o tema. O tema gerou mais de 300 comentários só nessa publicação.

4. Adeus, BacenJud! (?)

Publicado por Estevan Facure

O BacenJud acabou? Este artigo fala juridicamente sobre o fato e como a Lei de Abuso de Autoridade publicada este ano pode afetar as decisões judiciais em processos de execuções de créditos. Você viu?

5. A lamentável cultura do advogado 0800

Publicado por Estevan Facure

Nem todo advogado cobra por consultoria jurídica, recebendo somente pelo êxito da ação. Esse artigo aborda exatamente isso, e como essa realidade pode expulsar bons profissionais do mercado e piorar a qualidade dos serviços jurídicos. Recebemos 212 comentários por lá. Você lembra se compartilhou sua opinião sobre isso?

6. Publicidade enganosa: a proteção do CDC e o caso Bettina

Publicado por Roberta Hoher Dorneles

“Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”. Você lembra dessa frase? A autora relacionou o assunto ao Direito do Consumidor e produziu esse artigo, que rendeu 176 comentários.

7. O espantoso e inusitado caso do Advogado do semáforo

Publicado por Fátima Burégio

Você já viu alguém pedindo emprego no semáforo? E um advogado? A autora produziu uma análise jurídica sobre o caso e respondeu dentre outras questões, como a OAB pode juridicamente se manifestar nesse tipo de situação.

8. Advogando via home office

Publicado por Leidyane Alvarenga

O home office já é uma realidade na advocacia, e o tema atrai a atenção de muitas pessoas. A autora abordou o tema e contou sobre sua experiência no trabalho home office, recebendo 162 comentários de entusiastas sobre o assunto!

9. Entenda (de uma vez por todas) a tal da Revisão do FGTS!

Publicado por Pâmela Francine Ribeiro

Esse é um daqueles artigos que tem o objetivo de esclarecer dúvidas frequentes de cidadãos. A revisão do FGTS ainda é um tema muito procurado e parece que o objetivo do texto foi bem atingido. 135 comentários!

10. 7 livros que mudaram minha forma de pensar como advogado

Publicado por Pedro Custódio

O que mais inspira sua carreira jurídica? O autor compartilhou 7 livros que além de inspirar, pode mudar sua forma de pensar. Você se lembra de quando começou a ler? Dentre os 100 comentários, há sugestões de outros conteúdos que podem te inspirar.


Eaí, seu artigo está entre os 10 mais comentados do ano? Comenta aqui embaixo! E não esqueça de recomendar ali em cima!

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Adorei a restrospectiva! Acho que li quase todos e deve ter textão meu nos comentários de pelo menos metade aí... Só dois aí não me recordo de ter lido. Os demais li e comentei na maioria dos lidos. É bom a gente finalizar o ano relembrando o que nos foi relevante. Isso ajuda a refletir sobre os acontecimentos e planejar nosso futuro. Obrigada!!! continuar lendo

É verdade, @christinam, até pra exercitar a memória. E seus comentários são verdadeiros artigos, importantíssimos para esses debates.

Bom 2020! continuar lendo

Escrevo meus 'rabiscos' e o leitor tende a acolher. Isto, sim, é incrível! Rsrsrsrsrsrs
Acho que é a minha autenticidade a exalar pelos poros.
Só pode ser! Não há segredos!

Permaneço a mesma pessoa de vários anos passados; apenas mais cautelosa em ponderar o que devo, ou não, assinar/disponibilizar neste admirável mundo virtual.

Estou tão feliz!
O meu coração ferve com palavras boas!

Agradeço imensamente ao leitor Jusbrasileiro e à Equipe Jusbrasil pela confiança disponibilizada; esperando, por fim, continuar firme e forte em 2020!

Feliz Natal! continuar lendo

Uma honra ter ficado na primeira colocação! Excelente esse post de retrospectiva. continuar lendo

Muito bacana essa retrospectiva e fico feliz em ter contribuído. continuar lendo