jusbrasil.com.br
7 de Abril de 2020

[Retrospectiva] Top 10 notícias de 2019 na Comunidade

Saiba quais foram as notícias mais quentes do ano por aqui.

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 4 meses

Separamos as 10 notícias que mais geraram debates e recomendações aqui na Comunidade ao longo deste ano. Sobre política, decisões judiciais e outros temas, você acompanhou todas as mudanças? Se perdeu alguma coisa, ainda restam alguns dias para se atualizar, dá uma olhada!

1. ‘Parabéns, ministra, pela demora’, diz advogada depois de cliente morrer esperando julgamento

Publicado por João Leandro Longo

“É com lástima que viemos aos autos juntar a cópia de atestado de óbito de Celmar Lopes Falcão, e dar-lhe os parabéns. Parabéns, Ministra, pela demora!”. Essa foi a anotação feita por uma advogada em um documento enviado ao Supremo Tribunal Federal para informar que seu cliente, um homem de 80 anos que aguardava julgamento da Corte há onze anos, morreu no último dia 16 em Pelotas, no Rio Grande do Sul.

2. Advogado é preso por orientar cliente a não fechar acordo de delação premiada

Publicado por examedaoab.com

De acordo com a decisão, o advogado deixou de atuar como defensor técnico de um dos investigados no caso e "atuou criminosamente para impedir que as investigações chegassem aos líderes da organização criminosa".

3. Bolsonaro modifica Lei Maria da Penha para melhor

Publicado por Elane Souza DCJ Advocacia

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, no dia 14 de maio, sancionou mudanças na Lei Maria da Penha para facilitar a aplicação de medidas protetivas de urgência a mulheres ou a seus dependentes, em casos de violência doméstica ou familiar.

4. OAB pede que governo suspenda abertura de cursos de Direito por cinco anos

Resultado de imagem para OAB

Publicado por João Leandro Longo

O secretário-Geral e o diretor tesoureiro da OAB se reuniram com o ministro da Educação, para solicitar a suspensão da autorização de abertura de novas graduações em Direito, pelo prazo de cinco anos, até que se verifique a qualidade dos cursos já existentes.

5. Juíza nega indenização a criança mordida por outra e critica: “Adultos infantilizados assoberbam judiciário”

Publicado por Correção FGTS

Na sentença, a juíza destacou que, de tudo que foi alegado e provado, não há nos autos nenhum fato que extrapole o absolutamente rotineiro, normal e comum ao dia a dia de crianças de dois anos de idade que convivem em uma creche.

6. TRF impede OAB de suspender exercício profissional de advogado inadimplente

Publicado por DR. ADEvogado

A desembargadora Mônica Autran Machado Nobre acatou agravo de instrumento interposto por um advogado contra um pedido de tutela antecipada que visava a penalidade de suspensão do exercício profissional contra ele.

7. Site das Lojas Americanas é condenado por má-fé com o consumidor

Publicado por Rafael Rocha Filho

O site americanas.com, representado pela B2W Companhia Digital, foi condenado a pagar R$ 10 mil, por danos morais, a um consumidor que comprou um produto e não recebeu.

8. Brasil tem um advogado para cada 190 habitantes

Publicado por DR. ADEvogado

Com 210 milhões de brasileiros e 1,1 milhão de advogados, a proporção aproximada de causídicos no país é de um para cada 190 cidadãos.

9. Ação popular pede afastamento imediato da ministra Damares Alves do cargo

Publicado por DR. ADEvogado

Na ação popular ajuizada os advogados afirmaram que a ministra praticou diversos "atos incompatíveis com a moralidade administrativa, a ética e o decoro exigidos para o cargo".

10. Pai é condenado por abandono afetivo de filhos

Publicado por Pauta Jurídica

Na Justiça, a mãe alegou que o pai não se preocupou com o abalo psíquico e os danos emocionais decorrentes de sua atitude. Relatou ainda que, após a fixação de visitas, o homem visitou os filhos uma única vez. O encontro, segundo ela, foi traumático, diante da frieza e da insensibilidade que o genitor apresentou na ocasião.


Curtiu as notícias? Recomenda o documento clicando ali em cima e comenta aqui embaixo quais as notícias que mais te surpreenderam nesse ano de 2019!

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Periodicamente a questão da quantidade de advogados é trazida à tona. Pode ter certeza que em 2020 vai ter mais uma matéria sobre o assunto. continuar lendo

tiveram notícias bem mais interessantes, mas, curiosamente, não foram as mais acessadas... Talvez fazer um post similar com as "mais inusitadas" que de certa forma reflita tbm pelo alto número de acessos continuar lendo

Abandono afetivo é cruel! Descaso então pode deixar "marcas" profundas. Aqueles que menosprezam seus próprios filhos não são merecedores de serem acolhidos por estes na velhice. continuar lendo

Não sei se vamos chegar a velhice, continuar lendo

Que legal ter uma notícia entre as 10+ do Jusbrasil de 2019. continuar lendo