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31 de Maio de 2020

Frequência de publicação: o médico e o monstro do conteúdo jurídico

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 8 meses

Por Natália Oliveira

Já ouviu falar na história de O Médico e o Monstro? É uma história de Robert Louis Stevenson publicada em 1885, sobre um médico chamado Jekyll que tenta provar que é possível separar o lado bom do lado ruim das pessoas. Para isso, ele faz uma fórmula e testa em si mesmo, dando origem ao Mr. Hyde, seu lado sombrio.

Quem produz conteúdo na web voltados a área jurídica tem um pouco dos dois, assim como qualquer pessoa que produz conteúdo. Como “médicos”, sabemos o que prescrever e sabemos a dose certa dos medicamentos para resolver os problemas dos leitores. Como “monstros”, vamos testando e errando, aos atropelos, até ver o que dá certo. Nada mais justo, afinal, o erro nos força a enxergar o que precisa ser melhorado.

Caso você não saiba muito bem o que significa produzir conteúdo jurídico na internet dá uma lida nesse artigo da comunidade sobre marketing de conteúdo jurídico.

Saindo da narrativa de Robert Louis Stevenson, uma das dificuldades que vemos na hora de criar conteúdos é saber com qual frequência devemos postar. É fácil ficar na dúvida, principalmente quando não temos muitos recursos para investir em testes complexos e estatísticas minuciosas. Depende da rede onde você posta, os melhores horários para postar naquela rede, do seu objetivo como autor (a) de conteúdos jurídicos, da sua disponibilidade, enfim.

Algumas leituras sobre frequência de postagem

Para não ficar em achismos vamos dar uma lida nesse texto da Forbes sobre frequência de postagem, para saber qual a dosagem de remédio que devemos dar para o leitor. Alguns pontos da leitura:

  • Um estudo do HubSpot apontou que empresas que postam 16 ou mais conteúdos por mês recebem 3.5 vezes mais tráfego do que empresas que postam de 0 a 4 conteúdos;

  • Com esses números acima, vemos que a melhor opção seria postar 16 vezes por mês, ou 4 vezes por semana;

Boas ideias, mas nem todo jurista (ou aspirante, rs) tem tempo e recursos para postar tanto assim por mês, certo?

Mas calma, um adendo é feito ao final do artigo: o principal é conhecer sua audiência, isso sem citar que você precisa definir qual o seu objetivo em primeiro lugar (o que você está fazendo e por que).

Neil Patel, fera do marketing de conteúdo e SEO, também tem algumas dicas nesse artigo sobre frequência ideal. Alguns pontos do texto:

  • Existem blogs com milhões de visitas por ano que publicam poucos posts, e por vezes são gerenciados por uma pessoa só;

  • Publicar toneladas de posts de baixa qualidade só irá fazer com que seu público, incluindo você, fiquem perdidas em meio a tanto conteúdo raso;

  • Pensando em aparecer em resultados de busca no Google, Neil cita que eventos recentes costumam receber grande destaque, mas vale lembrar que somente as fontes originais se destacam

  • Além disso, textos de assuntos periodicamente levantados e que precisam ser frequentemente atualizados são bem procurados;

  • Em suma, não basta só focar em publicar aos montes, é necessário prestar mais atenção a conteúdos perenes bem atualizados, ou “quentes” se você for um portal de notícias, com notícias originais

Ele elenca algumas questões importantes, atentando para que você defina seus objetivos com o marketing de conteúdo, sempre verifique as estatísticas sobre o seu tráfego e faça testes com a frequência.

Nessa postagem do Problogger sobre frequência de publicação:

  • Você precisa encontrar sua rotina de publicação, alinhando seu objetivo, seu público e sua disponibilidade.

  • Tenta não mudar a frequência de forma abrupta

  • Crie um calendário de postagem

  • Conheça seu leitor; se puder, pergunte-os sobre a frequência

Já podemos apontar que depende de vários fatores: tamanho da equipe, objetivo, recursos de teste, audiência, plataforma de publicação, disponibilidade, etc. São muitas coisas a considerar!

Então com que frequência devo postar meus conteúdos jurídicos?

Pensando e priorizando você, autor (a) aqui no Jusbrasil que está na maior parte do tempo produzindo e postando conteúdo “solo”, foque nesses passos para determinar sua frequência:

  1. Defina seu objetivo e sua audiência o quanto antes;

  2. Defina sua periodicidade, com base na sua disponibilidade de horário. Evite planejar e não cumprir;

  3. Considere o melhor horário da plataforma que irá utilizar. Se for aqui no Jus, leia esse artigo sobre horário de publicação;

  4. Considere os melhores dias de publicação. Aqui no Jus, de segunda a quinta você tem mais chances de ser visto;

  5. Se programe com um calendário de postagens. Você pode utilizar o método que está acostumado para agendar coisas, mas dê uma olhada numa ferramenta chamada Trello;

  6. Invista mais tempo em conteúdos de qualidade e completos. Claro que isso depende da rede social/plataforma em que você está publicando, por isso sempre leve em consideração as especificidades da rede;

  7. Invista em temas que sempre são procurados e atualize o que você já escreveu. Você pode ler sobre conteúdos verdes aqui;

  8. Mantenha uma constância de publicação, não suma;

  9. Faça experimentos com a frequência de publicação e colha feedbacks dos leitores;

  10. Acompanhe suas estatísticas e seus resultados;

  11. Ah, e não gaste todas as suas fichas de uma vez, evite publicar tudo de uma vez em uma única rede (em poucos segundos, por exemplo);

Continue acompanhando mais dicas como essas seguindo o perfil da Comunidade Jusbrasil.


Photo by Llanydd Lloyd on Unsplash

7 Comentários

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Eu realmente ando mantendo um padrão de publicação e isso tem me ajudado inclusive a ter novas ideias sempre. continuar lendo

Excelente, @nataliafoliveira ! Obrigado por mais essa jóia de artigo! continuar lendo

De nada, Bruno :) continuar lendo

Nobres colegas, eu gosto de postar e fazer comentários no Jus Brasil, mas ultimamente estou sem tempo em decorrência da militância na advocacia, inclusive tendo que viajar para outros Estados, dar aula e ainda continuar cursando outras especialidades do ramo do direito, mas vou tentar procurar uma brecha no meu curto tempo para os Jus Brasileiros. continuar lendo

Excelentes ideias! Seria interessante um artigo sobre como ter "insights" de conteúdos. continuar lendo

@frednoel37853 Talvez esse texto possa lhe ajudar:

https://juscomunidade.jusbrasil.com.br/artigos/765644582/sem-ideia-do-que-escrever-no-jusbrasil-isso-vai-te-ajudar continuar lendo