jusbrasil.com.br
17 de Outubro de 2019

Sem ideia do que escrever no Jusbrasil? Isso vai te ajudar

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 10 dias

Por Natália Oliveira

Algumas pessoas entram em contato conosco com dúvida do que escrever. Confesso que às vezes também esperamos a ideia “cair do céu”, como no meu último texto, por exemplo, que me deparei com o tema por um acaso.

Vamos lembrar antes de qualquer coisa que a missão da comunidade é responder questões jurídicas, seja para leigos, outros profissionais ou estudantes. E para as perguntas que não têm uma resposta definida nós discutimos, argumentamos, expomos nossos pontos de vista, e a publicação de um artigo é essencial para dar início a essas discussões!

Aqui na comunidade temos algumas alternativas que podem ajudar a ter ideias de quais temas responder ou debater.

Para o público leigo

Se você deseja informar a população sobre algum tema jurídico o melhor local para buscar ideias é neste perfil:

Lá, nós da equipe do Jus curamos algumas perguntas frequentes para lançar para a comunidade e iniciar debates e respostas.

Você encontrará centenas de questões e pode pegar a ideia para um artigo. Se publicar seu texto, lembre-se de fazer um comentário na publicação da pergunta, colando o texto publicado. Assim as pessoas poderão encontrar a resposta e também te encontrar.

Para alcançar outros juristas

Você pode ficar atento a este perfil:

Esse é o perfil oficial da comunidade do Jus, onde são postadas dicas de produção de conteúdo jurídico, artigos educativos, compilados de modelos de petições, entre outros. Também pública-se um documento com chamada de “[Debate]”, onde temas atuais que geram controvérsias, com respaldo jurídico, são abordados. A ideia é comentar no texto do debate, mas você pode criar um artigo a partir do tema. A exemplo, olha esse debate sobre o que ocorreu na Bienal do Rio de Janeiro.

Há também outra opção:

É lá que ficam concentradas todas as notícias republicadas pelos usuários. Você pode rolar o seu feed de notícias em busca de um tema que te dê inspiração.

Se você caiu nesse artigo, mas nunca escreveu um texto por aqui, te convido a começar agora mesmo. Está com dúvidas de como começar? Comece por esse guia completo de publicação no Jusbrasil.


Photo by Paolo Nicolello on Unsplash

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vou meter a colher para dar uma dica também aos articulistas habituais, que vierem a sofrer um bloqueio de inspiração: sugiro reler aqueles artigos que mais te incomodaram. Entre no seu perfil e releia seus próprios comentários nos artigos dos outros, ou aqueles em que você reagiu com um deslike. De lá pode sair a inspiração para você levantar um estudo e escrever um artigo que apresente um contra ponto à ideia do outro. Afinal, as ciências jurídicas não são exatas. E nenhuma verdade apresentada, por mais títulos que tenha um autor, é uma verdade absoluta. Escreva algo que possa mostrar ao leitor outro ponto de vista sobre um mesmo assunto. Isso irá realmente atender ao que há de mais belo na livre expressão do pensamento: fomentar o debate e prestigiar a diversidade. Além de, é claro, lançar uma luz no fim do túnel para o colega que na defesa dos interesses de seus clientes num caso específico, não esteja encontrando uma tese adequada, já que sobre aquele assunto, somente conseguiu ler justamente aquele ponto de vista que não sustenta uma tese adequada para o caso concreto. continuar lendo

Excelente dica, @christinam. Às vezes um comentário não é suficiente para expor todos os argumentos, aí só mesmo articulando em um artigo. continuar lendo

O texto é bom, mas mistura demasiadamente o tratamento tu com você... continuar lendo

Obrigada pelo feedback, @soniabrandao52! Pode apontar os erros que corrijo agorinha continuar lendo

Como saber quais as publicações mais acessadas? continuar lendo