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18 de Junho de 2021

Como divulgar serviços sem comprometer a credibilidade do meu conteúdo jurídico?

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 3 meses

Olá, Comunidade. Sou Itamara, moderadora da Comunidade Jusbrasil, e hoje vou falar um pouco sobre como fazer publicidade corretamente, nas suas publicações do Jusbrasil.

Como já falamos neste artigo, não pode haver obstáculos na entrega da informação. Divulgar produtos e/ou serviços da maneira incorreta compromete a credibilidade do seu conteúdo e, principalmente, prejudica a experiência do leitor e impede que este chegue ao final do texto com a sua dúvida minimamente sanada.

A publicidade feita de forma equivocada compromete esta experiência, pois desvia o foco e atenção do leitor para sites e informações de contato, que muitas vezes são entregues antes da informação que ele precisa.

Outro ponto é que todas as publicações devem respeitar as Regras de Publicação do Jusbrasil. Fazemos uma curadoria das publicações e um dos motivos de reprovação do conteúdo é quando a divulgação de serviços/produtos é priorizada em detrimento do conteúdo. Ou seja, publicações que visem exclusivamente fazer divulgações são reprovadas.

Mas então você deve estar se perguntando: "Eu entrego conteúdo relevante para meus leitores. Como posso divulgar meus serviços por aqui?"

Há muitas alternativas disponíveis para fazer isso sem comprometer a experiência do leitor, e eu vou explicar ao longo do texto.

As más práticas na divulgação de serviços ou produtos

Diariamente, a Comunidade Jusbrasil realiza uma curadoria nas publicações em busca de conteúdos de qualidade. Durante a curadoria, identificamos algumas práticas que não devem ser seguidas, por prejudicarem a qualidade do conteúdo. São elas:

  • Inserção de CTA's no início e ao longo de todo o conteúdo;
  • Uso de banners exagerados;
  • Uso de cabeçalho ou negrito para destacar a publicidade;
  • Conteúdos incompletos para atrair leitores a outro site/blog com o conteúdo na íntegra;
  • Adição de número de telefone para contato.

O uso de CTAs em excesso no corpo das publicações

CTA (ou call to action) é uma chamada introduzida no conteúdo, que tem o objetivo de induzir o leitor a realizar alguma ação.

Os CTAs no início ou meio do texto devem ser evitadas, pois prejudicam a continuação da leitura e a construção do raciocínio passado. Porém, você pode incluí-las com cautela e utilizando a ferramenta adequada.

O uso de banners

Os banners são materiais visuais utilizados para chamar a atenção do leitor para determinado assunto. É uma peça publicitária com informações precisas e diretas, onde o leitor já compreende do que se trata logo no primeiro momento.

Aqui no espaço de publicação é permitida a inclusão de banners, desde que sejam proporcionais ao conteúdo e não o sobreponham. Nas publicações, o objetivo deve ser que o leitor consiga compreender o conteúdo abordado e, assim como o CTA mal inserido, o uso de banners exagerados dificultam a leitura e portanto, o objetivo principal do texto.

O uso de cabeçalho ou negrito como destaque para publicidade

No nosso editor de texto, temos a ferramenta cabeçalho, também chamado de header, utilizado para dar destaque à partes importantes do texto e no caso dos cabeçalhos, para dividir as seções. Essas ferramentas são direcionadas apenas para esses fins, e não deve ser utilizada para destacar conteúdo publicitário.

Número de telefone para contato

O Código de Ética da OAB não permite a adição de número de telefone como fim publicitário.

Art. 40. Os meios utilizados para a publicidade profissional hão de ser compatíveis com a diretriz estabelecida no artigo anterior, sendo vedados: [...] V - o fornecimento de dados de contato, como endereço e telefone, em colunas ou artigos literários, culturais, acadêmicos ou jurídicos, publicados na imprensa, bem assim quando de eventual participação em programas de rádio ou televisão, ou em veiculação de matérias pela internet, sendo permitida a referência a e-mail;

Portanto, aqui no Jusbrasil não seria diferente.

Como divulgar meus serviços usando conteúdos?

Utilize os CTAs de forma correta

O link building é utilizado para inserir um link de conteúdo externo, relacionado ao tema, na sua publicação e pode ser feito através da ferramenta de inserir links, disponibilizada no nosso editor de textos. Você pode incluir chamadas para conteúdos relacionados ao tema, que irão ajudar a aprofundar o conhecimento e contribuir para a compreensão do leitor. Quanto às chamadas publicitárias, elas podem ser incluídas ao final do texto (lembrando que a publicidade não pode se sobrepor ao conteúdo). Dessa forma, a chamada não irá prejudicar o conteúdo e a experiência, fazendo com que o processo de atenção do leitor ao texto se mantenha do início ao fim.

Insira uma imagem personalizada com suas redes sociais

Para substituir o banner, pode-se utilizar a CTA com as informações de contato (redes sociais, link do site), de forma sucinta, posicionando ao final do texto. Caso o autor queira utilizar uma imagem personalizada, com informações de contato, a dica do nosso time é que o faça com um tamanho reduzido, contendo o nome, indicação da profissão e as suas redes sociais e/ou sites.

E a divulgação de redes sociais?

A indicação das redes sociais nas publicações é permitida, porém sugerimos que seja feita ao final do conteúdo. Você pode indicar o Instagram, Facebook, Linkedin, canal do Youtube, site/blog, porém lembrando de priorizar a entrega da informação relevante.

Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato através dos comentários.

Um abraço!

6 Comentários

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Parabéns pelo texto!
Excelentes dicas!

Vocês contribuem para nosso crescimento aqui.
Vi que sigo todas as dicas do texto. Maravilha! continuar lendo

Olá, bom tarde comunidade, boa tarde Itamara, tudo bem?
Informações super importantes, muito top o seu texto, PARABÉNS mesmo!

Muita gente aqui já coloca o telefone no banner de cara; outros dizem: "vá ao site para ler co conteúdo na íntegra", ou simplesmente nem entregam o conteúdo, querem enviar vc para o Blog, site ou canal do Youtube deles (foi ótimo deixar claro que isso não pode, pelo manos não deve)...., eu faço bem discretamente, depois que entreguei todo o conteúdo (no final); mesmo assim fico sem graça (todavia, preciso...kkk).
Abraço
Sucesso para ti continuar lendo

Jusbrasil sempre me prestou relevantes serviços. GRATO
! continuar lendo

Eu quero cancelar assinatura do Jusbrasil mas não consigo achar onde continuar lendo

Oi Vania, tudo bem?
Entra em contato com o nosso Suporte através do email suporte@jusbrasil.com.br
Abraço. continuar lendo