jusbrasil.com.br
14 de Maio de 2021

Quer construir autoridade com seu conteúdo jurídico? Indique suas referências

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 6 meses

Se você tem como objetivo usar a internet para distribuir conteúdo e se posicionar como autoridade em um assunto ou área, aqui vão as dicas mais preciosas que você pode receber:

  • Escolha assuntos e tópicos que fujam do óbvio;
  • Faça uma pesquisa profunda;
  • Enriqueça seu texto com detalhes;

Essas são dicas, entre outras vinte, que o Google, o site referência em identificar autoridade e qualidade dá [1].

Quanto mais você se dedicar à pesquisa e coleta de informações para enriquecer o seu texto, mais o seu texto ganha em verificabilidade.

Verificabilidade é a qualidade daquilo que pode ser verificado [2]. Ou seja, uma informação ou conteúdo verificável, permite que quem o leia consiga rastrear a informação e/ou reconstituir o caminho que levou à construção de um raciocínio.

Por exemplo, se o seu conteúdo analisa e sugere que "uma nova lei modificou regras trabalhistas e essas modificações prejudicam os trabalhadores", quem está lendo precisa saber: que lei é essa? O que exatamente indica o prejuízo aos trabalhadores? Quais eram as previsões legais anteriores? Por aí vai.

Em quais ocasiões eu devo indicar fontes ou referências?

Você não precisa mencionar as fontes e referências para tudo.

O mais indicado é indicá-las em situações onde elas permitam a identificação da origem da informação e definirem as bases da elaboração do raciocínio. Algumas delas são:

  • Quando você apresenta definições ou conceitos, especialmente aqueles sob os quais paira alguma divergência.
  • Quando você apresenta um fato acerca do qual fará alguma análise ou que ensejará uma opinião.
  • Quando você menciona números, estatísticas, estudos para justificar sua opinião ou embasar a sua conclusão.
  • Quando você menciona uma previsão legal ou afirma a existência de algum direito.
  • Quando você usa uma imagem de terceiros.

Como dissemos, essas são apenas algumas das situações em que é aconselhável indicar fontes e referências.

Quais fontes e referências são as mais indicadas?

A confiabilidade é como uma teia de aranha; você vai construindo pontos em comum até poder reconstituir toda a construção da informação.

Quanto mais conexões e pontos de apoio, melhor o conteúdo. Por outro lado, quanto mais lacunas de informação, menos confiável e rico ele é.

Fontes confiáveis usam algum método para apurar suas informações e permitem a qualquer pessoa ter acesso à origem desses dados e entender como eles foram organizados.

  • Sites oficiais: portais oficiais de dados do governo ou de organizações internacionais; documentos de arquivos públicos; sites e portais do Poder Judiciário; diários oficiais, etc.
  • Legislação: é importante, mesmo que não se mencione ou transcreva o texto de lei, fazer referência à legislação relacionada ao tema abordado.
  • Jurisprudência: usar jurisprudência válida e aplicável para embasar argumento ou indicar sobre qual processo ou decisão se está comentando.
  • Doutrina: são aquelas originadas de escritos especializados, elaborados, principalmente, por: especialistas, autoridades em algum assunto ou pesquisadores com histórico e/ou reputação acadêmica.
  • Fontes bibliográficas: são as retiradas de livros, periódicos, jornais e revistas.
  • Sites especializados: sites de instituições de pesquisa; sites e periódicos de instituições de pesquisa;
  • Sites de notícias: embora estas sejam fontes menos científicas e analíticas, algumas notícias podem pelo menos confirmar os fatos que você está analisando. Lembre-se sempre de conferir a credibilidade do site usado.

Qual a melhor forma de indicar as fontes e fazer referências?

Quanto mais discreta for a referência melhor. Isso porque a experiência de leitura não é prejudicada. Então algumas técnicas podem ser empregadas.

  • Fazer a inserção de hiperlinks, ou seja, usar a ferramenta que permite relacionar um trecho do texto a uma página, acrescentando um link URL, sem expor o link completo. Para isso, temos uma ferramenta no editor do Jusbrasil. Basta selecionar o trecho do texto no qual você quer acrescentar o link, clicar no ícone da corrente, e inserir o link URL.
  • Indicar notas ao final do texto. Alguns autores e autoras usam o formato ABNT. A vantagem desse modelo é que ele passa mais confiança e é um formato já conhecido por mais pessoas.

[1] O Google lista diversas perguntas que uma pessoa deve fazer sobre um conteúdo ou site de qualidade. Veja a lista completa.

[2] Definição do dicionário Oxford Languages.

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito importante estas orientações, a considerar que ostentar autoridade demanda conhecimento profundo sobre a temática, e por óbvio responsabilidade, uma vez que disseminar informações de forma rasa, ou sem poder confrontá-las com fontes seguras perde o seu objeto, ou seja, se o objetivo é informar, que isto seja feito com qualidade. continuar lendo

Excelente artigo, parabéns! continuar lendo

Excelente Artigo! continuar lendo

Matheus Galvão

Senhor Gerente de Comunidade,

1. Ao cumprimentar Vossa Senhoria, considero magnífica e inovadora vossa função denominada Gerente de Comunidade no Jusbrasil e de pronto expresso minha gratidão por formular esse artigo útil, necessário para as boas-práticas na advocacia, com evidências de know-how.

2. Em prosseguimento, e com o olhar voltado à edição de um comentário construtivo para esse documento, vislumbra-se o conceito histórico de pessoa humana, e por assim dizer, pessoa em desenvolvimento. : )

3. Assim, oportuno e conveniente trazer à nossa memória uma fala fala pertinente de Vasti Seabra, Mestre em Educação, nossa contemporânea. De forma concreta, em uma Live alusiva ao "Setembro Amarelo", a referida entrevistada discorre de forma brilhante sobre "pessoa em desenvolvimento", e em seguida ecoa uma citação de um Sábio aldeão:

"- É necessário uma aldeia inteira para educar uma criança."

4. Neste contexto, com sua permissão eu estabeleceria uma relação comparativa de igualdade entre as pessoas em desenvolvimento na aldeia com as pessoas em desenvolvimento em nossa comunidade, na medida em que o desenvolvimento de uma pessoa (NATURAL OU JURÍDICA) pressupõe a existência de um ambiente favorável ao apoio e encorajamento mútuo. Por isso, eu agradeço ao Gerente da nossa Comunidade pelos estímulos que ele nos fez rumo à melhoria contínua. Que haja compaixão e verdade para expiar a culpa de eventuais achados na aldeia, sem alicerce.

Paz & Bem.
Adriane Gigante

_____________
REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Constituição Federal.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Conceito. Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.

SETEMBRO AMARELO. PROJETO NOVA. Live com VAZ, Viviane. FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À PESSOA HUMANA. Disponível em: https://funasph.org.br Acesso realizado em: 12 NOV 2020. continuar lendo