jusbrasil.com.br
20 de Agosto de 2022

Como adicionar CTAs eficientes no seu conteúdo jurídico

Comunidade Jusbrasil
Publicado por Comunidade Jusbrasil
há 2 anos

LinkedIn Pages ads new CTA buttons - Bondi Gear

O que é CTA?

CTA (ou call to action) é uma chamada introduzida no conteúdo, que tem o objetivo de induzir o leitor a realizar alguma ação.

Aqui no Jusbrasil, muitos autores e autoras costumam adicionar CTAs para convidar o leitor a recomendar o conteúdo, fazer um comentário ou visitar sua página na web.

Exemplo:

Tenha em mente que o objetivo do CTA é levar o leitor a fazer uma ação estratégica para você. Portanto, é importante saber escolher qual tipo de CTA é a melhor opção, já que existem muitas possibilidades, desde uma chamada para visitar outro conteúdo à oferta de conteúdos ricos e gratuitos.

O que saber para criar CTA’s eficientes

Entenda a persona da publicação

Persona é a representação de um público alvo específico. É essencial ter em mente, antes mesmo de começar a escrever, qual o público alvo (quem vai se interessar) e quais problemas esse público tem. Introduza um CTA relacionado ao conteúdo em questão, que traga uma solução ou seja útil de algum forma para o público no qual seu texto foi destinado.

Por exemplo:

Se o público do seu conteúdo “Quem pode adotar?” é leigo, crie um CTA ao final do artigo, levando os leitores a outro conteúdo relacionado no seu blog “Como se inscrever no Cadastro Nacional de Adoção?” e dentro dele mostre-se disponível para, em caso de interesse em iniciar o processo, iniciar uma conversa por email.

Use seu conhecimento sobre o público alvo para oferecer soluções à necessidades e problemas. Muitas vezes apenas a informação é a solução do problema, e criar um call to action relevante é um caminho eficaz para complementar a informação trazida.

Defina o objetivo do CTA: gerar tráfego, inscrições, recomendações, sugerir downloads etc.

Para gerar tráfego e melhorar o ranqueamento, uma estratégia eficiente é utilizar o link building, ou seja, linkar para outros artigos relacionados ao tema. Você pode direcionar para um conteúdo externo, do seu blog ou site, ou linkar para conteúdos internos publicados por você, no próprio Jusbrasil.

Caso queira atrair leitores para inscrições em eventos, workshops ou newsletter do seu site, ou fazer download de conteúdos mais completos, posicione o cta ao final do conteúdo. Assim você impede que o leitor deixe de consumir seu conteúdo para visitar a página de inscrição linkada.

Além disso, sugerir interações como recomendações, comentários e compartilhamentos é uma boa forma de gerar engajamento. Pode acontecer de o leitor não saber da existência do botão de compartilhamento, ou não ter o costume de recomendar publicações úteis. Nesses casos, um CTA bem posicionado faz toda a diferença.

Evite criar CTAs em banners

No Jusbrasil, o ideal é evitar a adição de banners nas publicações. Isso porque, muitas vezes, um banner pode chamar mais atenção do que o conteúdo. Portanto, sugerimos adicionar CTAs ao final da publicação, de forma sucinta e bem posicionada.

Mas banner é diferente de imagem personalizada. Fique a vontade para criar uma arte e inserir CTAs como: “Ficou com alguma dúvida? Envie um email para exemplo@exemplo.com” com a logomarca do seu escritório ao lado.

Onde posicionar o CTA na publicação?

O CTA precisa ser objetivo, curto e certeiro. Na maioria das vezes, o ideal é inserir no final do conteúdo. Porém, em alguns casos o melhor é aproveitar o timing e inserir no meio da publicação, após uma frase ou explicação.

Por exemplo:

Se o seu texto é um guia sobre benefícios previdenciários, e no meio do conteúdo você fala brevemente sobre a possibilidade de pedir aposentadoria de forma online, aproveite o timing para apresentar um conteúdo relacionado: “Clique aqui e saiba como solicitar a aposentadoria sem sair de casa”.

Como saber se os CTAs estão dando resultado

O Google Analytics é uma ótima ferramenta para acompanhar esses resultados. Observe como está a performance do seu CTA, a quantidade de cliques comparado a quantidade de visualizações, entre outros dados que a plataforma oferece. Lembre-se que a estratégia utilizada para alcançar o seu objetivo é o carro chefe dos resultados.

Separei um artigo para você entender melhor como usar o Google Analytics. Dá uma olhadinha!

O que não adicionar no seu CTA

Sim, existem práticas não aconselhadas na adição de call to action aqui no Jusbrasil.

Veja as principais:

  • CTAs hiperbólicos;

Como “Você nunca vai encontrar a solução do problema se não ler este artigo.” Bom, essa não é a verdade, e pode acontecer de o leitor não encontrar a solução do problema específico dele no seu conteúdo.

  • CTAs externos que não tem a ver com o conteúdo;

Como você já sabe, é importante observar as dores do público alvo para criar CTAs que convertem. Consequentemente, é preciso adicionar conteúdos relacionados ao tema inicial que fez o leitor encontrar a sua publicação. Atente-se ao problema principal e ofereça respostas.

  • CTAs apenas com o intuito de venda

Antes de tudo, busque oferecer conteúdo útil, relevante. É pouco provável que você consiga vender algum serviço sem provar que é capaz de trazer uma solução eficaz para o problema do leitor.

Agora que você já sabe o que é e como criar CTAs eficientes, comece a introduzi-los em seus artigos e depois me conta se está gerando resultados :)


Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários ou envie um email para juliana.jennifer@jusbrasil.com.br

Ah! E siga o perfil da Comunidade Jusbrasil para receber notificação de novos conteúdos sobre estratégia e produção de conteúdo jurídico.

Informações relacionadas

Adriano Alves de Araujo, Advogado
Artigoshá 6 anos

5 direitos trabalhistas que toda empresa precisa conhecer

Ricardo Orsini, Administrador
Artigoshá 3 anos

Marketing para atrair ou captar clientes na advocacia?

Ricardo Orsini, Administrador
Artigoshá 3 anos

Copywriting na advocacia: entenda como funciona a técnica de transformar textos em clientes

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Os artigos informativos mais consumidos do Jusbrasil usam esses recursos

Comunidade Jusbrasil
Artigoshá 2 anos

Meu texto não teve visibilidade. O que fazer?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente conteúdo! continuar lendo

Excelente! continuar lendo